Fronteiras de Violências nos Corpos das Mulheres na República Democrática do Congo

Autores

  • Bas´Ilele Malomalo Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

fronteiras, guerra, violências, mulheres, RDCongo

Resumo

Esse trabalho situa-se no campo dos estudos que se preocupam em investigar as violências que acontecem nos períodos de guerra ou de pós-guerra nos territórios nacionais e fronteiriças. Pautando-se nas fontes documentais e com foco nas teorias de ciências sociais africanas, tem por objetivos analisar as violências cometidas contra as mulheres congolesas nos territórios do leste que foram atingidos pela guerra que tinha iniciado em 1996; atualizar as informações sobre os números das vítimas; e compreender a particularidade que os conflitos sexuais assumem nessa guerra e conflitos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bas´Ilele Malomalo, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/UNESP, é docente de graduação nos cursos das Relações Internacionais, Ciências sociais e Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimentos, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP); da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano e expert da plataforma Harmony with Nature/ONU.

Downloads

Publicado

2019-11-02

Como Citar

Malomalo, B. (2019). Fronteiras de Violências nos Corpos das Mulheres na República Democrática do Congo. Sociedade Em Debate, 25(1 esp.), 29-46. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2529