Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): tendências e perspectivas da agenda governamental contemporânea

Autores

  • Mônica Castro Maia Senna UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Viviane Pereira Silva Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

assistência social, gestão, relações intergovernamentais

Resumo

O artigo tem como proposta apresentar e discutir elementos que atravessam a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fazendo um paralelo com alguns temas catalizadores que circundam a Gestão Pública contemporânea. Dessa forma, encontra-se dividido em três partes: a primeira ocupa-se de um breve retrospecto da gestão pública no cenário brasileiro; em seguida, apresenta o debate acerca da descentralização e das relações intergovernamentais e, por último, tece considerações em torno de possíveis avanços e desafios colocados à gestão do sistema. Com efeito, as discussões aqui suscitadas destacam dilemas do pacto federativo que interferem no processo de gestão da assistência social em contexto de profundas desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Castro Maia Senna, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Assistente Social, Sanitarista, Mestre e Doutora em Saúde Pública, Professora da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense.

Viviane Pereira Silva, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Universidade Federal Fluminense

Assistente Social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Pública. Mestre e Doutoranda em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20211-110.

Downloads

Publicado

2017-06-17

Como Citar

Senna, M. C. M., & Silva, V. P. (2017). Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): tendências e perspectivas da agenda governamental contemporânea. Sociedade Em Debate, 23(1), 82-109. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1555