Habitação de interesse social no Brasil e a exclusão do direito à cidade

Autores

  • Laira Vasconcelos dos Santos Companhia de Habitação do Estado do Pará
  • Solange Maria Gayoso da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

produção Habitacional, habitação de Interesse Social, Avaliação Pós Ocupação

Resumo

O presente estudo corresponde à revisão sistemática da literatura (RSL) dos estudos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) da Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil, produzida no período de 2003 a 2014. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram CAPES, Scielo, Coletânea Habitare, Repositório das Universidades e o Google acadêmico. Trinta e oito estudos foram criteriosamente selecionados para análise, sendo classificados segundo tipo de avaliação: de impacto e de resultado. Identificou-se uma concentração dos estudos na região Sul e Sudeste, com maior produção no período de 2011 a 2014. As principais evidências apontadas nos estudos de avaliação de resultados foram: o descumprimento e a insuficiência das normativas dos programas habitacionais e a insatisfação com a tipologia habitacional e nas avaliações de impactos: a exclusão do direito à cidade e a (in) permanência das famílias nas unidades habitacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laira Vasconcelos dos Santos, Companhia de Habitação do Estado do Pará

Assistente Social. Advogada. Mestre em Serviço Social pelo Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PGSS/ICSA/UFPA, Brasil).

Solange Maria Gayoso da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Doutora em Ciências Socioambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará  (NAEA/UFPA, Brasil). Professora da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PGSS/ICSA/UFPA, Brasil).

Downloads

Publicado

2017-06-17

Como Citar

dos Santos, L. V., & da Costa, S. M. G. (2017). Habitação de interesse social no Brasil e a exclusão do direito à cidade. Sociedade Em Debate, 23(1), 234-270. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1528