Perfil sociográfico de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Autores

  • Alexandre da Silva de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Votuporanga
  • Eder Aparecido de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Votuporanga
  • Carol Croque
  • Karoline Rodrigues

Palavras-chave:

medidas socioeducativas, adolescentes em conflito com a lei, fatores de risco e proteção.

Resumo

Este estudo, exploratório-descritivo, caracterizou o perfil sociodemográfico de adolescentes em conflito com a lei, discutindo os fatores de risco para o ato infracional. Os participantes da pesquisa faziam parte de um programa de ressocialização, cumprindo medidas socioeducativas em regime aberto. Os dados foram coletados a partir da análise quantitativa nos prontuários oficiais, elaborados pela equipe multiprofissional de um Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). A pesquisa aponta para a iniciação precoce no abuso de drogas e diferenças entre os gêneros, com destaque para o incremento no número de meninas praticando atos infracionais. Em termos da escolarização, observa-se o fracasso escolar e dados preocupantes quanto à evasão. Grande parte dos atos infracionais tem relação com o furto de bens materiais ou tráfico de entorpecentes. A pesquisa apresenta informações que corroboram a literatura especializada no tema, reforçando aspectos de uma realidade social em evidência, que persiste em seus aspectos mais problemáticos.

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Biografia do Autor

Alexandre da Silva de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Votuporanga

Doutor em Psicologia pela USP/FFCLRP

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Votuporanga

Doutorando em Ciências Sociais

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Publicado

2017-06-17

Como Citar

de Paula, A. da S., Carvalho, E. A. de, Croque, C., & Rodrigues, K. (2017). Perfil sociográfico de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Sociedade Em Debate, 23(1), 393-410. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1424