Notícias

Despedida e Novo Ciclo: Breves Reflexões e Agradecimentos de uma Trajetória na Sociedade em Debate

2025-03-14

Caríssimos autores, leitores, revisores e integrantes do Conselho Editorial da Revista Sociedade em Debate.

Esta comunicação é, ao mesmo tempo, uma despedida e o anúncio de um novo tempo para a Revista e para mim. Devido à minha aposentadoria, estou me afastando da função de Editora, continuando, no entanto, como leitora e revisora quando convidada.  Foi um período muito prazeroso e de aprendizagem constante. O convívio, mesmo à distância, com tantas pessoas que de uma forma ou outra colaboraram comigo, contribuiu para qualificar a Revista e tornou mais leve a minha tarefa como editora.

Agradeço especialmente aos colegas que foram imprescindíveis para concluir essa caminhada e alcançar a classificação A2 no Qualis CAPES. Entre eles, não posso deixar de mencionar Maritânia Salete Salvi Rafagnin, amiga querida, presença constante em todas as horas e responsável por todo o serviço de editoração e publicação online. Também expresso minha gratidão a Professora Mara Rosange Acosta Medeiros, a quem sempre recorri em horas de dúvidas e me proporcionou a confiança necessária no momento de decidir pela publicação ou não de um artigo.

Igualmente, agradeço à Professora Maria Lúcia Teixeira Garcia, que foi minha “professora no mundo editorial” desde a primeira edição online, e continua sendo a minha referência sobre as dúvidas da internet e de editoração.

Por fim, faço um agradecimento especial à professora Vini Rabassa, que, desde 2006, quando na qualidade de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Política Social, me convidou para assumir a Revista, tem me oferecido apoio integral, desde a sua carinhosa acolhida em sua casa até sua amizade constante em momentos de alegrias e tristezas.

Quero registrar, neste momento de despedida, minha última ação no campo da divulgação do conhecimento, a qual me remete para os primeiros tempos da graduação, através do estágio na área da saúde. Trata-se da parceria com a UNASUL para a publicação de uma edição especial sobre política e ação profissional no campo das políticas de saúde.  O objetivo desta edição especial foi atualizar e intensificar o debate sobre as diversas dimensões do SUS e a importância de termos profissionais comprometidos com os princípios valorativos que embasam nossa política nacional de saúde. Agradeço às colegas que estiveram comigo nesta empreitada de forma mais próxima, como Giane Zuppelari, da Universidade Estadual do Amazonas e Kellen Cristina Gasque, da FIOCRUZ.

A Revista terá nova editora, a professora Monica de La Fare, a quem desejo os melhores votos de uma excelente gestão editorial. Tenho a certeza de que sua experiência na área acadêmica contribuirá para ampliar os horizontes da Revista, tanto no processo de internacionalização do nosso periódico quanto na qualificação dos artigos aprovados.

Deixo um abraço fraterno para os queridos leitores, autores e amigos, convidando-os a continuarem colaborando com a Sociedade em Debate.

Profa. Dra. Vera Maria Ribeiro Nogueira

Saiba mais sobre Despedida e Novo Ciclo: Breves Reflexões e Agradecimentos de uma Trajetória na Sociedade em Debate

Sociedade em Debate foi iniciada em 1995, por iniciativa de professores da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Manteve publicação regular e, em termos de conteúdo, tem sido pluritemática.

A reestruturação da mesma, realizada em 2006, por ocasião de sua incorporação pelo Mestrado em Política Social contemplou duas questões: a endogenia da publicação, tornando-se mais plural em termos de colaboradores e temáticas e o esquema de divulgação e distribuição, tornando-se de abrangência nacional.

Em 2011 foi cancelada a versão impressa e a partir de 2012 será publicada unicamente a versão online.

Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas da Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

A Sociedade em Debate tem centralidade temática não exclusiva, abordando assuntos relacionados à realidade social contemporânea e objeto de preocupação do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos.

Pretende se constituir em um espaço plural, divulgando, difundindo e debatendo as produções científicas relacionadas às Políticas Sociais, ao Serviço Social e aos Direitos Humanos. Nomeadamente pretende influenciar uma nova cultura acadêmica na região, colocando em debate, como o seu próprio nome indica, a sociedade brasileira em suas vertentes sociais e econômicas, nas suas interfaces com outras culturas e etnias. Pretende, ainda, marcar sua produção como uma perspectiva crítica e atenta aos desdobramentos pelos quais vem passando a sociedade brasileira e, especificamente, o sul do país, que vem sofrendo, como todo o território nacional reiteradas tentativas de desmonte dos direitos sociais, tão arduamente conquistados.

Os intelectuais, pesquisadores e acadêmicos do Serviço Social, Direito e áreas afins, terão em Sociedade em Debate um veiculo para reconstrução de processos analíticos e interventivos que contribuam para a qualificação de políticas sociais na perpspectiva emancipatória e para a defesa dos direitos humanos.

A periodicidade até 2017, n. 23, v. 02 era semestral, a partir de 2018 n. 24, v. 01 a ser quadrimestral, passando a partir de 2024, n. 30, v. 1 a ser fluxo contínuo, podendo-se editar números especiais, abrangendo Anais de eventos e outras modalidades de publicação, aprovadas pela Comissão Editorial. Cada número deverá conter um editorial assinado pelo editor, ou por um especialista da área temática da publicação. O sumário também deve ser apresentado nos idiomas português e inglês. Publica artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês (este último com versão simultânea em Português).

A partir do V.18, n.1, Sociedade em Debate começa a circular somente na versão online com ISSN 2317-0204.