A VIDA NA GRAÇA E AS IMPLICAÇÕES TEOLÓGICO-PASTORAIS NA VIDA PRESBITERAL
Resumo
O presente artigo visará discutir as implicações teológico-pastorais da Teologia da Graça na vida do presbítero à luz do itinerário sobre a Graça divina, sua relação com natureza e liberdade, de maneira a compreender a sua ação na vida presbiteral. Para alcançar nosso objetivo, que será feito através da pesquisa bibliográfica, percorreremos o âmbito do debate sobre a Graça a partir da Tradição da Igreja, com destaque as reflexões de Gregório Magno em sua Regra Pastoral e João Crisóstomo na obra Sobre o Sacerdócio e ainda no Magistério da Igreja, com as contribuições do Concílio Vaticano II (1962-65), a Exortação Pastor Dabo Vobis (1992) e mais tarde, o Documento da Conferência de Aparecida (2007) que trazem relevantes sistematizações para o tema do ministério ordenado. Ao fim, abordaremos as questões atuais que envolvem o tema, a fim de oferecer uma maior compreensão sobre a ação da graça na vida da Igreja através de seus ministros ordenados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.