HABERMAS E A RELIGIÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Resumo
O texto apresenta algumas considerações a respeito da perspectiva religiosa em Habermas. A questão atual não é a substituição da “ética” de cada religião nem um sincretismo dogmático de crenças, dogmas ou ritos. Trata-se de um “acordo básico” capaz de garantir um consenso, sem o qual é impossível potenciar tudo aquilo que é comum a todas as religiões: os valores éticos e as convicções morais básicas. Em outras palabras, trata-se de um apelo a todos, crentes ou não, para superar as diferenças através de um ponto de partida: um consenso ético e um agir consequente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Pizzi, J. (2019). HABERMAS E A RELIGIÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Razão E Fé , 2(1), 27-36. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2434
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.