A questão da virtude e do vício na ética aristotélica
Resumo
Neste trabalho trilhamos o seguinte caminho: num primeiro momento expomos as principais ideias do livro III da Ética a Nicômaco de Aristóteles, a saber, as ações voluntárias e involuntárias, a escolha e a deliberação, os meios e os fins para alcançar a virtude. Depois trazemos alguns pontos pormenorizados desta parte da ética aristotélica, sejam eles: o dualismo de princípios; a frónesis e a prohaíresis; ethos como costume na ética aristotélica e a relação entre moral e política, buscando assim, obter uma visão sintética acerca das virtudes e dos vícios para o autor estagirita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-19
Como Citar
Espíndola, R. J. (2018). A questão da virtude e do vício na ética aristotélica. Razão E Fé , 20(1), 22-29. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2397
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.