De-Colonizar o dualismo Natureza-Cultura
Ressonâncias teológicas da proposta de Bruno Latour
Abstract
O artigo pretende considerar a teologia latino-americana especificamente na sua relação com o pensamento decolonial. Para tal, pretende explorar o enquadramento epistemológico e antropológico fundamental da perspetiva colonial no âmbito do desenvolvimento de certo pensamento da modernidade, que originou contraposições binárias com efeitos colonialistas, seja na relação da Europa com o resto do mundo, seja no interior de todas as relações dos humanos com o mundo não humano. Para a exploração desse caminho seguem-se de perto as propostas de Bruno Latour, seja no sentido de uma antropologia simétrica, seja no sentido de uma re-animação do planeta, superando o dualismo entre sujeito e objeto. Essa proposta poderá inspirar um pensamento geral, também teológico, que recupere modos não coloniais de relação dos humanos ao mundo e dos humanos entre si.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.