A PRÁXIS PASTORAL NO SUDOESTE DO PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 1960-1980: LEITURAS DA METODOLOGIA PASTORAL NA HISTÓRIA
Abstract
Neste artigo aborda-se a questão do método teológico da fé-prática, confrontando-a com o binômio fé e vida na Diocese de Palmas entre os anos de 1960-1980. A análise das concepções e ações pastorais na Diocese de Palmas ocorreu a partir da presença dos padres “belgas”, Missionários do Sagrado Coração; da presença dos dois primeiros bispos e da criação da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR). Essa integração fé e vida ocorria pela formação de leigos, principalmente no meio rural, com os grupos de reflexão, através da ASSESOAR, tendo como base o método Ver-Julgar-Agir, trazido pelo padre belga, Joseph Caeckelbergh. A especificidade crítica do contexto histórico da região Sudoeste do Paraná, levou à opção pelas pastorais sociais como a Pastoral Rural, a Pastoral da Terra e a Pastoral Indígena.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.