ECONOMIA, VIDA E ESPERANÇA NO OITAVO POVO DAS MISSÕES
Abstract
Com o objetivo de valorizar o dom da sociedade missioneira em seu contexto histórico-político-social, o presente texto recorre à obra de Lugon para apresentar a Economia dos Comuns desde a República Guarani (1610/1768), aproximando-a da vida e trajetória de seu leitor, irmão Cecchin, e tantos outros irmãos caminhantes da Terra Sem Males. A proposição moral de um Oitavo Povo das Missões pelo irmão dos pobres, em muitos de seus breves escritos, é um sinal da construção de uma nova sociedade em mutirão pelo bem viver, por terra, teto e trabalho digno. Esta ética do bem viver marca o pensamento de uma geração de agentes de transformação social e intelectuais engajados, que dialogam e constroem pilares de uma nova sociedade mais democrática, solidária e participativa, cuja economia pressupõe a custódia fraterna dos bens comuns.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.