Ética e Filosofia da Educação: reflexões críticas sobre o horizonte formativo contemporâneo

Autori

  • Sandro de Castro Pitano

Abstract

O presente texto parte da premissa que a Educação, processo diretivo e formador, voltado para o desenvolvimento das capacidades humanas, constitui-se como necessidade e problematiza as bases históricas e os horizontes dessa formação na atualidade. Nas reflexões sobre o horizonte formativo contemporâneo à luz da Ética, aponta as fragilidades de um modelo educativo voltado para a cidadania, pondo em evidência o perfil do sujeito pedagógico que, em meio à sociedade desigual e opressora, possa balizar estratégias de luta. A Filosofia da Educação e, em especial, o pensamento crítico de Paulo Freire, são chamados ao diálogo, na expectativa de construir alternativas de resistência ao modelo cidadão. Considerando a existência negada, assumindo o ponto de vista dos condenados da terra, Freire explicita o ato educativo como um ato ético, lembrando que homens e mulheres, independente de quaisquer traços particulares, compartilham a responsabilidade pela própria condição. Com ele, Ética não é teoria, mera abstração e muito menos moralismo. Trata-se de um imperativo concreto do processo educativo, pelo qual nos tornamos, nos construímos como pessoas condicionadas, nunca determinadas, diante do mundo. Ético é problematizar a opressão, trazendo-a para a centralidade do processo educativo, desvelando-a como resultado da obra humana, e não de uma força divina ou natural que assim deseja. Concebe, portanto, que a realidade negativa das classes populares exprime a exigência de uma educação libertadora, instauradora de um processo de conscientização capaz de viabilizar um futuro diferente, no qual homens e mulheres possam alcançar o seu ser mais.

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Pubblicato

2009-06-19

Come citare

de Castro Pitano, S. (2009). Ética e Filosofia da Educação: reflexões críticas sobre o horizonte formativo contemporâneo. Razão E Fé , 11(1), 17-28. Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2583

Fascicolo

Sezione

Artigos