Ética e Filosofia da Educação: reflexões críticas sobre o horizonte formativo contemporâneo
Abstract
O presente texto parte da premissa que a Educação, processo diretivo e formador, voltado para o desenvolvimento das capacidades humanas, constitui-se como necessidade e problematiza as bases históricas e os horizontes dessa formação na atualidade. Nas reflexões sobre o horizonte formativo contemporâneo à luz da Ética, aponta as fragilidades de um modelo educativo voltado para a cidadania, pondo em evidência o perfil do sujeito pedagógico que, em meio à sociedade desigual e opressora, possa balizar estratégias de luta. A Filosofia da Educação e, em especial, o pensamento crítico de Paulo Freire, são chamados ao diálogo, na expectativa de construir alternativas de resistência ao modelo cidadão. Considerando a existência negada, assumindo o ponto de vista dos condenados da terra, Freire explicita o ato educativo como um ato ético, lembrando que homens e mulheres, independente de quaisquer traços particulares, compartilham a responsabilidade pela própria condição. Com ele, Ética não é teoria, mera abstração e muito menos moralismo. Trata-se de um imperativo concreto do processo educativo, pelo qual nos tornamos, nos construímos como pessoas condicionadas, nunca determinadas, diante do mundo. Ético é problematizar a opressão, trazendo-a para a centralidade do processo educativo, desvelando-a como resultado da obra humana, e não de uma força divina ou natural que assim deseja. Concebe, portanto, que a realidade negativa das classes populares exprime a exigência de uma educação libertadora, instauradora de um processo de conscientização capaz de viabilizar um futuro diferente, no qual homens e mulheres possam alcançar o seu ser mais.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2009-06-19
Come citare
de Castro Pitano, S. (2009). Ética e Filosofia da Educação: reflexões críticas sobre o horizonte formativo contemporâneo. Razão E Fé , 11(1), 17-28. Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2583
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.