Direito, Jurisdição e Marxismo
Abstract
A crítica ao dogmatismo jurídico foi vocalizada por diferentes vertentes do pensamento jurídico-social. A tradição marxista, objeto de intensa polêmica ainda nos dias atuais, não deixou ilesa a esfera do pensamento jurídico, engendrando-lhe alguns condicionamentos. Este ensaio apresenta algumas reflexões acerca dos desdobramentos desta vertente, o marxismo, no âmbito do Direito. Para tanto, pontuou-se o problema específico da jurisdição, haja vista sua estratégica posição na sociedade atual. Finalmente, conclui-se com uma apreciação em torno do legado marxista, qual seja, a conexão estabelecida entre o Direito e sua realidade histórica e material.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Come citare
Cáprio Fonseca Soares, M. (2019). Direito, Jurisdição e Marxismo. Razão E Fé , 10(1), 67-80. Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2572
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.