Estudo sobre Bioética e Teste Anti-HIV durante o Pré-Natal
Abstract
Justificativa e Objetivo: A AIDS trouxe consigo uma série de novas discussões no campo da Ética médica. A Declaração de Bioética sobreHIV/AIDS, referendada pela UNESCO, tornou-se um caminho a ser seguido pela Medicina para a proteção do ser humano. O objetivo deste estudo foi verificar a aplicabilidade dessa Declaração no referente ao rastreamento pré-natal para o HIV. Método: Efetuou-se um estudo transversal, por meio de um questionário de 20 perguntas, envolvendo pacientes em estado puerperal internadas na maternidade do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas, durante o período de 1º de julho de 2003 a 30 de abril de 2004. Foi realizada uma análise estatística descritiva dos dados por meio do programa SPSS 13.0. Resultados: Foram entrevistadas 622 pacientescom idade entre 18 e 45 anos. Verificou-se carência de informações sobre HIV/AIDS, a serem fornecidas pelo médico às pacientes durante o pré-natal. Além disso, constatou-se que os princípios de autonomia, privacidade e confidencialidade na questão da AIDS não estão sendo inteiramente contemplados. Conclusão: Existe a necessidade durante o tratamento pré-natal, concernente à questão da AIDS, para prevenir a transmissão vertical, de o médico assumir um papel educativo e orientador durante o seu atendimento, prestando informações não somente completas, mas também no nível da formação dos pacientes.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Come citare
Corrêa Batista, C., Bicca Dode, L., Brum de Brum, M., Albino, C., & Gerra Fioravanti, F. (2019). Estudo sobre Bioética e Teste Anti-HIV durante o Pré-Natal. Razão E Fé , 10(1), 17-24. Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2570
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.