Recepção da tradição indígena na literatura de Simões Lopes Neto

Autori

  • Agemir Bavaresco
  • Luís Borges
  • Mateus Weizenmann

Abstract

Simões Lopes Neto escreveu sete breves textos em prosa, denominados Argumento de outras lendas - Missioneiras, em que encontramos, de modo mais explícito, a recepção em sua literatura da tradição indígena. As lendas são as seguintes: A mãe do ouro, Cerros Bravos, A casa de M’Bororé, Zaoris, O Angüera, Mãe mulita e São Sepé/Lunar de Sepé. É possível encontrar em outros textos, ao longo de sua obra, também, a referência à tradição indígena. Nosso objetivo é apresentar a recepção da tradição indígena na literatura simoniana, mostrando como o autor recriou tradições escritas e orais anteriores. Nosso enunciado problemático é: Dentro desse contexto sócio-literário e dos debates em torno dos problemas e da identidade nacional, em que Simões Lopes Neto contribuiu para inserir-lhe algo da identidade e da cultura gaúcha sulriograndense? Diante disso, podemos propor a seguinte hipótese: O índio, pois, era o Brasil, assim como para Simões Lopes Neto, o gaúcho era o pampa. Ao tratar, das lendas Missioneiras, o autor procura incorporar um fator comum entre a tradição brasileira e a identidade rio-grandense, fazendo com que o personagem indígena assuma dentro da cultura regional do Rio Grande do Sul, o papel de elo integrador da nacionalidade.

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Come citare

Bavaresco, A., Borges, L., & Weizenmann, M. (2019). Recepção da tradição indígena na literatura de Simões Lopes Neto. Razão E Fé , 7(2), 163-202. Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2500

Fascicolo

Sezione

Artigos