“Gloria Victis - Ainda que tarde!”
Pelo reconhecimento de santidade de São Sepé Tiaraju
Résumé
O artigo pretende apresentar as razões que fundamentam a santidade do indígena guarani Tiaraju, conhecido popularmente como “Sepé Tiaraju”. Recorre, para isso, à complexidade do contexto da época, tendo como critério de interpretação a postura ética diante das responsabilidades que lhe cabiam e o preço de sua defesa das cidades missioneiras, a sua morte em combate. O artigo situa a figura de Tiaraju na história complexa e conflitiva do Rio Grande do Sul, acentua a importância, de modo especial para a Igreja Católica, do reconhecimento de sua santidade em termos de dignidade do povo que guarda sua memória, o povo gaúcho miscigenado que tem muito de herança indígena, bem como para um melhor tratamento da cultura gaúcha, superação de conflitos que poderá, então, se tornar um real “modelo à toda a Terra” (hino rio-grandense).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.