SULEANDO O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO EM BUSCA DA DECOLONIALIDADE, DO DIÁLOGO INTERCULTURAL E DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
Résumé
Sulear o pensamento latino-americano no sentido de estabelecermos um diálogo com nossa própria produção epistemológica em busca de se compreender a possibilidade de uma educação em chave decolonial, a partir e por meio de um diálogo intercultural com vistas à emancipação é o que procuramos trazer neste artigo, construído por uma leitura crítico-teórica do pensamento latino-americano, de cunho filosófico-educacional, visa contribuir para as reflexões sobre como a educação, processo de formação humana, permanece embasada pela epistemologial colonial, patriarcal e dominada pelo pensamento eurocêntrico hegemônico. A ideia é verificar como a epistemologia decolonial pode nos auxiliar na construção de uma pedagogia ‘outra’, dialógica, horizontalizada, cuja construção do conhecimento e sua apropriação sejam coletivizadas. Em decorrência da alteração na base das opções pedagógicas, espera-se que a educação seja fator de mudança no sentido de um mundo menos desigual, antirracista, antissexista e no qual possamos ver e ouvir ‘a outra’, ‘o outro’.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.