UM PENSAR AFROCÊNTRICO COMO POÉTICA NEGRA: MOVIMENTANDO-SE E PENSANDO COM LÉLIA GONZALEZ
Résumé
As reflexões de Lélia Gonzalez nos convidam a um pensamento desde um ponto de vista da negritude. Tal abordagem reivindica um lugar epistêmico para a mulher negra frente à racionalidade eurocentrada. Os objetivos deste artigo residem em investigar a contribuição de alguns conceitos de Gonzalez para a construção de um pensamento afrocentrado e a relevância do diálogo com outras autoras negras para este mesmo processo. A metodologia adotada é teórico-bibliográfica, assentada em textos de GONZALEZ (1982, 1984, 2018), RIBEIRO (2017) e FERREIRA da SILVA (2019). Como resultados da investigação, notou-se a relevância do contributo teórico de Gonzalez para a compreensão do papel do negro na formação política brasileira, pautada pela racialização de corpos e de mentes de negros e de negras escravizadas em nosso território. A proposição da consciência de uma amefricanidade feminista apresenta um pensamento descentrado da europeidade moderna e radicado na cotidianidade das desobediências negras e feministas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.