REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE O DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA E A INFLUÊNCIA EUROPEIA DE ENSINO
Résumé
Este trabalho tem o objetivo de explanar o processo de pensamento educacional no Brasil, tendo o enfoque em algumas correntes filosóficas, em especial, o iluminismo e o positivismo. Ter-se-á em vista o contexto histórico para tal abordagem, desde o pensamento filosófico europeu (inserido em nosso país pelo método jesuíta de evangelização) até a influência dos métodos tecnicistas deixados pelo legado positivista (que tinham por ideal a ordem e o progresso). Sob um olhar global, buscar-se-á demonstrar, através de uma pesquisa de referencial teórico, os desafios educacionais no século XXI, bem como sugerir propostas de ensino para a superação das incrustações deixadas pelo modelo positivista. O caráter crítico das visões metodológicas contemporâneas sobre a forma tradicional de educação se fazem presentes neste trabalho, de modo a buscar-se uma forma de repensar as relações entre o educador e seus alunos. O ensino tradicional, por adotar uma postura monológica de lecionar, já não consegue alcançar um saber que inspire, no aluno, a criticidade sobre a realidade; apenas lhe confere aptidão à reprodução de proposições pré-estabelecidas. Como proposta, o artigo aponta modelos de educação que ligam a pedagogia à filosofia da educação, estabelecendo um vínculo capaz de edificar nos alunos e professores uma relação mútua de conhecimento, aprendizagem e ensino.
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