ESFERA PÚBLICA E MASS MEDIA: GÊNESE, MANIPULAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO EM JÜRGEN HABERMAS
Résumé
O presente artigo refletirá sobre a análise habermasiana acerca da origem do espaço público enquanto locus genuinamente político e, concomitante a isso, sobre o papel que os meios massivos de comunicação (jornais,revistas, rádio, televisão, cinema) exerceram e exercem sobre a esfera pública política, num movimento de despolitização desse espaço de discussão e deliberação. O objetivo é expor sucintamente os motivos que levam Habermas a defender que a esfera pública foi e continua sendo manipulada pelos detentores dos mass media, tomando como base especialmente o contexto das sociedades europeias dos séculos XVII a XX.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2020-06-19
Comment citer
Espíndola, R. J. (2020). ESFERA PÚBLICA E MASS MEDIA: GÊNESE, MANIPULAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO EM JÜRGEN HABERMAS. Razão E Fé , 22(1), 26-39. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2843
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.