Bioética e ética do discurso
Résumé
O objetivo deste artigo consiste em averiguar se a ética do discurso oferece elementos válidos para desenvolver uma das éticas aplicadas mais relevantes de nosso momento, a Bioética, e, no caso de a resposta ser afirmativa, quais seriam esses elementos. Com este fim, dividiremos nossa exposição em duas partes: 1) Na primeira, apresentaremos os traços fundamentais da Bioética e, ao longo da exposição, identificaremos, entre outras coisas, de que modo o princípio ético fundamenta, em última instância, a preocupação pela vida humana e, ainda, de que modo o princípio procedimental da ética do discurso permite coordenar os lados diferentes da Bioética. 2) Na segunda parte, analisaremos qual a importância que representa, para o lado B da ética discursiva (parte da aplicação), o fato de aplicar o princípio ético a um âmbito que – a diferença da economia ou a política – não se caracteriza por utilizar a racionalidade estratégica, mas, sim, ao âmbito das atividades "biocêntricas" (ética médica, biotecnologias, ecologia) (2.1.).Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Comment citer
Cortina, A. (2019). Bioética e ética do discurso. Razão E Fé , 5(1), 5-20. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2461
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.