O NÚCLEO ÉTICO-METAFÍSICO DO NEGRINHO DO PASTOREIO DE JOÃO SIMÕES LOPES NETO
Résumé
Trata-se de uma reflexão do núcleo ético-metafísico da obra simoniana a partir da lenda do Negrinho do Pastoreio de João Simões Lopes Neto. O estudo considera a necessidade de refletir sobre a autonomia e a identidade local, num momento em que vivemos uma crescente inserção mundial; desafia a tomada de consciência de nossas raízes antropológicas, para atualizar nossas representações sócio-culturais. O autor, pela sua experiência cultural singular, representa, ao mesmo tempo, a figura do gaúcho em sua particularidade regional - paisagem, tipo e linguagem- e o insere dentro do paradigma heróico universal, que compõe as figuras legendárias de todas as nacionalidades.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Comment citer
Bavaresco, A. (2019). O NÚCLEO ÉTICO-METAFÍSICO DO NEGRINHO DO PASTOREIO DE JOÃO SIMÕES LOPES NETO. Razão E Fé , 2(1), 37-50. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2430
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.