TEOLOGIA E PSICANÁLISE: UM ESTUDO BIOGRÁFICO INTERDISCIPLINAR - AGOSTINHO DE HIPONA E ORAÇÃO: MÍSTICA E RELAÇÕES OBJETAIS
Résumé
Este artigo é paralelo a outros dois, destinados à obtenção do título de Mestre em Saúde Mental na Universidade Católica de Pelotas. Num deles, publicado no número anterior desta revista, estudavam-se as representações mentais de Deus em teologia e em psicanálise; no segundo, com as mesmas bases teóricas deste, Santo Inácio de Loyola. Neste estudam-se o fenômeno místico em Agostinho de Hipona e a oração cristã. A Escola Inglesa, que desenvolveu a teoria das relações objetais, tem, fundamentalmente a partir de D. W. Winnicott, inspirado uma nova abordagem do fenômeno religioso com as categorias da psicanálise. São seminais a respeito as obras de P. Pruyser, W. W. Meissner e A. M. Rizzuto. Mas, expõe-se outras abordagens, mais recentes, que convergem no mesmo objetivo: novas compreensões do fenômeno religioso. São elas o objeto transformacional, em C. Bollas, o ser em H. Garbarino e a posição transcendente, em J. S. Grotstein. O último, procura articular sua proposta com as transformações em “0” de Bion. Propõe-se um novo diálogo interdisciplinar entre psicanálise e teologia que pode ser dirigido tanto para o estudo do fenômeno místico quanto para aplicações práticas, como na orientação espiritual e no tratamento psicanalítico.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Comment citer
Martinez de Oliveira, F., & Rosa Sousa, P. L. (2019). TEOLOGIA E PSICANÁLISE: UM ESTUDO BIOGRÁFICO INTERDISCIPLINAR - AGOSTINHO DE HIPONA E ORAÇÃO: MÍSTICA E RELAÇÕES OBJETAIS. Razão E Fé , 1(2), 5-50. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2416
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.