A identidade narrativa em Paul Ricoeur e a relação com o lugar
Résumé
A presente pesquisa tem por objetivo refletir alguns aspectos da vasta produção de Paul Ricoeur acerca de seu conceito de Identidade Narrativa. Partindo de uma breve reflexão sobre as dimensões da ipseidade e da mesmidade, evidencia-se a mediação narrativa como propiciadora da compreensão da identidade do si. O ato de narrar configura a história de uma vida. Por fim, se busca relacionar a identidade narrativa, a narração de si mesmo e sua históriade vida, com o lugar onde ocorrem estas relações sociais, em suas expressões naturais e culturais, compondo o espaço geográfico onde ocorrem as experiências humanas. Esta troca com o lugar abre margem para a reflexão dos fatores externos que influenciam na identidade do sujeito, lugar este compreendido como o espaço geográfico em que se dão as relações dinâmicas de uma vida, tais como a rua, o bairro, o campo e os constituintes sociais e humanos deste meio.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2017-12-19
Comment citer
Ferreira da Silva, M. (2017). A identidade narrativa em Paul Ricoeur e a relação com o lugar. Razão E Fé , 19(2), 58-70. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2393
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.