Ontologia da Pessoa – uma análise da reflexão ético-existencial de Santo Agostinho
Résumé
Este artigo visa aprofundar a “dimensão existencial” do pensamento de Santo Agostinho. Concentrando-se nas “Confissões”, busca compreender como o bispo de Hipona apresenta a interioridade humana e sua relação com Deus, como ponto de partida na busca pela “Verdade”, para depois vermos como ele interpreta a história humana em sua dimensão ética desde esta perspectiva. No intuito de aprofundar o tema proposto, nos debruçamos sobre a visão agostiniana da corporeidade, apresentada na obra De Civitate Dei e na dimensão existencial do argumento de Agostinho contra os céticos, convencionado como “cogito agostiniano”.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2023-09-21
Comment citer
VAHL, M. J. (2023). Ontologia da Pessoa – uma análise da reflexão ético-existencial de Santo Agostinho. Razão E Fé , 15(1), 9-30. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/1180
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.