DITADURAS E LIBERAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: O TOTALITARISMO NO HAITI NA ESTEIRA DO IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO
Resumen
O artigo apresenta uma análise sobre a relevância da ditadura presente na América Latina por volta dos anos 70 até a segunda metade do século passado. Produz-se um mapeamento da causa e das consequências do regime totalitário presente naquela época. Analisa-se a ditadura do duvalierismo do Haiti, considerado um dos mais cruéis do continente americano. Mostra-se a importância da criação da teologia e filosofia da libertação. Que compreendia como objetivo principal a construção de uma identidade latino-americana que valorizasse os direitos humanos. A ditadura militar mostrava-se benéfica a certos grupos de pessoas, na medida em que ela ajudava a instaurar o capitalismo neoliberal incentivado pelos Estados Unidos da América. As elites latino-americanas e os oligárquicos eclesiais, sobretudo no Haiti, foram cúmplices do sistema totalitário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.