O luto de Deus
Resumen
Este texto pretende revisar o ateísmo característico da escola da suspeita, representado em Nietzsche e Freud. Parte-se
da ideia de que o ateísmo destes mestres apresenta uma constituição particular e está fundamentado em uma profunda
análise interpretativa da sociedade em que viveram e do percurso civilizatório que desembocou em seus dias. O que se quer
elucidar mais propriamente é como se deu a morte de Deus e que Deus foi este que se malogrou, para, depois, tentar dimensionar o espaço deixado pela ausência da divindade no mundo humano e como se pode estabelecer uma vida sem este perfil de ser superior. A questão que se levantará é referente à possibilidade deste Deus falso ser apenas um constructo metafísico elaborado pelo próprio ser humano para justificar sua instabilidade e poder neutralizar suas tendências ambivalentes no campo ético-moral. Com isso, pretende-se resgatar algumas das significações mais importantes que este ateísmo trouxe e pode ainda hoje oferecer à sociedade atual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.