FILOSOFIA COM CRIANÇAS: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS

Autores/as

  • Michel Schellin Canez

Resumen

O artigo terá como assunto principal o Ensino de Filosofia para crianças, buscando meios para desenvolver temas filosóficos no meio infantil, que visem questões presentes no local que o aluno está inserido. Os objetivos que serão abordados são três: mostrar o significativo papel que a filosofia desempenha no processo formativo da consciência do aluno; analisar o ensino de filosofia para crianças para auxilia-lo na argumentação do pensamento; relatar as experiências na Escola na qual os bolsistas do PIBID estão inseridos, mostrando quais as metodologias utilizadas, os temas abordados e o que motivou a trabalhá-los em sala de aula. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo se baseou em pesquisa bibliográfica, tais como artigos e livros, acompanhado das experiências que se teve junto a uma Escola da cidade de Pelotas, a qual está ligada ao PIBID da Universidade Católica de Pelotas, da área de Filosofia. Após terem sido feito os devidos estudos e análises sobre os assuntos abordados, pode-se dizer que a filosofia é uma grande aliada no desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Pode-se dizer que o PIBID constitui um grande aliado na formação do licenciando, por permitir que este tenha um contato com o ambiente escolar e permitir que ele desenvolva novas metodologias de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Schellin Canez, M. (2020). FILOSOFIA COM CRIANÇAS: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. Razão E Fé , 18(2). Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2861