A ATUALIDADE DO SENTIDO DA DESIGUALDADE NO PENSAMENTO DE ROUSSEAU
Resumen
Este artigo é relevante no sentido e na direção do tema da desigualdade no pensamento rousseauniano. Em um primeiro momento, pretende-se fazer uma breve apresentação dos aspectos socioeconômicos e políticos da época em que o filósofo viveu, explicando algumas mensagens ou ideias que estão por trás da obra do Segundo Discurso. Pensa-se trazer algumas contribuições das obras como “Do Contrato Social” e “Emílio ou da Educação” que são obras complementares ao Segundo Discurso. Expõe-se a explicação da desigualdade na obra de Rousseau e esta explicação consiste em abordar a obra como um todo, enfatizando alguns motivos que o levaram a fazer tais questionamentos. Em um segundo momento, pretende-se abordar o pensamento rousseauniano com a atualidade do problema da desigualdade. Ao mesmo tempo refletiremos sobre a diferença entre a desigualdade de que falava Rousseau e o modo como temos tratado o tema desigualdade hoje em dia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-06-19
Cómo citar
Azor, R., & Afonso Oliveira, N. (2019). A ATUALIDADE DO SENTIDO DA DESIGUALDADE NO PENSAMENTO DE ROUSSEAU. Razão E Fé , 21(1), 22-30. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2686
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.