A Linguagem como Espaço de Acolhida: reflexões sobre o pensamento ético de Emmanuel Lévinas
Resumen
O presente texto tem como foco central a temática da ética no pensamento de Emmanuel Lévinas. Filósofo lituano, Lévinas tem cada vez mais influenciado o pensamento contemporâneo. Suas reflexões que provocam uma revisão nos fundamentos da ética, apresentam pistas importantes para pensarmos a dimensão política, educacional, afetiva. É com este intuito que este texto resgata a questão do desejo, como uma categoria fundamental na composição de seu pensamento ético. É através do desejo que Lévinas inaugura uma nova reflexão sobre a Metafísica. É desse modo que a linguagem configura-se como um Dizer, um movimento não apenas da língua mas de todo sujeito em direção ao outro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-06-19
Cómo citar
Mendes de Menezes, M. (2009). A Linguagem como Espaço de Acolhida: reflexões sobre o pensamento ético de Emmanuel Lévinas. Razão E Fé , 11(1), 5-16. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2582
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.