Modernidade, catolicismo e pertença religiosa
Resumen
Neste artigo, realizamos uma abordagem sobre o catolicismo, procurando situar o tema no quadro de transformações ocorridas na modernidade, em sua etapa mais recente, e apresentamos parte de uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Superior de Cultura Religiosa da UCPel, na cidade de Pelotas, tendo como base um estudo publicado pelo CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais), em 2002, sobre o catolicismo nas grandes regiões metropolitanas brasileiras. Com as informações obtidas, dispomos de algumas comparações e dados quantitativos, que tenderam a confirmar os estudos sobre a nossa realidade sócio-religiosa, cuja complexidade necessita de um referencial teológico que proporcione iniciativas pastorais capazes de responder aos desafios do meio urbano.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Volcan, M., Volcan, S. M., & Raniere da Silva Mendes, F. (2019). Modernidade, catolicismo e pertença religiosa. Razão E Fé , 8(1), 119-131. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2512
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.