O Desafio Bioético da Neurocîencia
Resumen
Este trabalho trata das relações entre a ética e a neurociência. Primeiro situa a problemática desde uma perspectiva fundamental, propondo um enfoque complexo, tanto para a ética como para a neurociência, que vai além das unilateralidades. Neste momento teórico, nos centraremos em posições como a do neurobiólogo Changeux, no seu diálogo com Ricoeur (2001) e filósofos espanhóis como Zubiri ou Laín Entralgo. Num segundo momento, buscaremos elucidar os problemas relacionados com a aplicação da Neurociência ao controle social, mediante a Neurofarmacologia, seguindo a reflexão de Fukuyama (El fin del hombre) acerca do Ritalin e do Prozac.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Cubel Masiá, C. (2019). O Desafio Bioético da Neurocîencia. Razão E Fé , 5(2), 5-20. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2468
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.