Pastoral da Universidade, solidariedade e extensão universitária: Projeto Vila Getúlio Vargas- Capelania da UCPel

Autores/as

  • Flávio Martinez de Oliveira
  • Eliana Mourgues Cogoy

Resumen

A ação pastoral na Universidade compõe-se de várias dimensões e linhas de atividades relacionadas. Neste conjunto, organicamente articulado, a proposta de extensão universitária, como solidariedade ad extra, é uma das linhas a serviço da evangelização, ao lado de outras, como a solidariedade ad intra, a qual visa a própria comunidade universitária. Ligam-se ambas ao processo acadêmico, desdobrado em ensino e pesquisa ao lado da extensão, numa orientação inter e transdisciplinar que possa estar a serviço da identidade e missão de uma Universidade católica, onde seja perseguido e efetivamente implementado o diálogo entre ciência e fé, Evangelho e cultura, num processo de educação integral. Reunindo professores e alunos de diversas Escolas e Institutos Superiores da UCPel, o Projeto Vila Getúlio Vargas visa a ser uma semente do que se entende por Universidade em Pastoral, o que pode ser vislumbrado apenas numa instituição de ensino superior católica que implemente sua identidade e missão organicamente no seu plano de desenvolvimento institucional, projetos pedagógicos e gerenciamento. Isto não bastaria se não fossem incluídas perspectivas e propostas de novas formas de relacionamento, entre alunos e alunos, professores e professores, entre uns e outros, na assimilação afetiva e efetiva dos valores cristãos, mediada pelas vivências e os desafios perante situações concretas de vida da população à qual, em última análise, deve servir a formação superior: a população mais necessitada de nosso entorno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Martinez de Oliveira, F., & Mourgues Cogoy, E. (2019). Pastoral da Universidade, solidariedade e extensão universitária: Projeto Vila Getúlio Vargas- Capelania da UCPel. Razão E Fé , 4(2), 91-11. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2459

Número

Sección

Artigos