The genesis of religious thought in childhood - I. A Piagetian perspective

Autores/as

  • Paulo L.R. Sousa
  • Flávio M. Oliveira
  • Cristina L. Horta
  • Fernanda R. Sousa
  • Amélia S. Torres
  • Elisandra C. Pinheiro

Resumen

Vários pesquisadores têm destacado a importância da religiosidade em diferentes fases da vida, mas a maioria dos estudos examina somente o período adulto e mais velho. O delineamento básico de pesquisa dos autores deste ensaio aponta para os desenvolvimentos teóricos, desde um ponto de vista de Piaget, relacionando-os com as origens do pensamento religioso na criança e no adolescente. Utilizando-se do modelo de Elkind como ferramenta de compreensão do desenvolvimento da religiosidade, os autores destacam quatro diferentes níveis de capacidades cognitivas – conservação, representação, relação, compreensão (seguindo um marco conceitual piagetiano), formulando a hipótese de que cada novo nível cognitivo alcançado pela criança/adolescente, cria uma nova condição para uma resposta religiosa criativa, caso a criança esteja em contato com um ambiente espiritual-religioso coerente.

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Cómo citar

L.R. Sousa, P., M. Oliveira, F., L. Horta, C., R. Sousa, F., S. Torres, A., & C. Pinheiro, E. (2019). The genesis of religious thought in childhood - I. A Piagetian perspective. Razão E Fé , 4(1), 73-80. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2451

Número

Sección

Artigos