Anotações sobre a Filosofia Política Medieval: argumentações sobre a origem do poder civil
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as principais argumentações sobre a origem do poder civil presentes nos textos medievais do século XIII e XIV. Buscar-se-á mostrar as semelhanças e diferenças entre os modelos políticos expostos no De regno (1265) de Tomás de Aquino, no De ecclesiastica potestate (1301/02) de Egídio Romano, no De regia potestate et papali (1302/03) de João de Paris, nas obras políticas de Ockham e no Defensor pacis (1324) de Marsílio de Pádua.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-19
Cómo citar
Duarte Silva, L. (2012). Anotações sobre a Filosofia Política Medieval: argumentações sobre a origem do poder civil. Razão E Fé , 14(2), 21-36. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2360
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.