A relação entre a Teologia da Libertação e o Magistério da Igreja no pontificado de João Paulo II
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar de forma sintética a relação entre a Teologia da Libertação e o Magistério da Igreja no pontificado de João Paulo II. Para tanto se utilizará de dois documentos da Congregação para a Doutrina da Fé: Instruções sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação e Instruções sobre a liberdade cristã e a libertação. O desencontro entre Magistério e Teologia da Libertação se dá pelo fato daquele perceber nesta o uso de elementos não cristãos pela mesma, haja vista que o método marxista serviu como instrumento de análise social para a Teologia da Libertação. A principal ressalva é que além de ser estranho ao cristianismo o uso de tal método pode levar a violência devido à luta de classes. Não obstante os desencontros, a Teologia da Libertação amadureceu e continua permeando as reflexões teológicas e pastorais na América latina, principalmente com o método Ver-Julgar-Agir.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.