A Importância da Formação Permanente dos Profissionais da Saúde
Abstract
Este estudo teve como objetivo conhecer as necessidades da equipe multiprofissional para o desenvolvimento de um programa de educação continuada. Os trabalhadores participantes atuavam em uma Unidade Básica de Saúde de um serviço de ensino localizado em um município da região sul do país, realizou-se entrevista auto-aplicada, para compreender com a equipe os conceitos de Educação Continuada e Educação Permanente e os desafios desta equipe em construir uma proposta de Educação Permanente. Quanto às experiências dos profissionais constata-se que os mesmos têm uma trajetória significativa na saúde, entretanto ficou evidente a necessidade de socializar e definir o quanto prioritário é a EC e a EP no processo de trabalho da equipe e como é operacionalizar esta prática. Quanto aos desafios para construir a educação permanente percebe-se a partir das suas vivências e a atenção individualizada aos usuários a existência de demandas pontuais em detrimento do trabalho coletivo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-06-19
How to Cite
de Souza Cardoso, C. (2010). A Importância da Formação Permanente dos Profissionais da Saúde. Razão E Fé , 12(1), 49-66. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2596
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.