“O Negrinho do Pastoreio”: mito, literatura, religiosidade
Abstract
Sentido religioso e identidade gaúcha na lenda “O negrinho do pastoreio”, de Simões Lopes Neto. Motivações pessoais, históricas e arquetípicas na re-criação literária da lenda por SLN. O mito e as inovações introduzidas nele pelo autor. O motivo de Nossa Senhora. Análise do relato: estrutura narrativa e configuração verbal. Conclusão: perda e esperança. O sentido religioso do relato, a busca do sentido da vida e a identidade gaúcha.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-19
How to Cite
German Varela Moure, S. (2009). “O Negrinho do Pastoreio”: mito, literatura, religiosidade. Razão E Fé , 11(2), 115-132. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2591
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.