Relações entre Filosofia, Teologia e Ciência a partir da Atualização da “Carta ao Papa Clemente IV”
Abstract
Este artigo é uma tentativa de reinterpretação do irrequieto e incompreendido filósofo, teólogo e cientista Roger Bacon (1210-1294) para além das apologias medievais e dos preconceitos modernos, tanto quanto isto seja possível. O artigo centra-se em sua “Carta ao papa Clemente IV”, embora utilize também outros autores com os quais se buscou dialogar no intuito de atualizar a produção de R. Bacon. Para isto, desconstruiu-se a imagem que a modernidade cientificista pintou de R. Bacon. Assim, redescobriu-se a complexidade, interdisciplinaridade, globalidade e a moralidade de seu saber, a fim de compreender as novas, possíveis e necessárias relações entre filosofia, teologia e ciência orientadas pela ética e permeadas por diferentes saberes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-19
How to Cite
dos Santos Oliveira, E. (2009). Relações entre Filosofia, Teologia e Ciência a partir da Atualização da “Carta ao Papa Clemente IV”. Razão E Fé , 11(2), 7-38. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2587
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.