Utopia Tecnocêntrica e Utopia Ecológica: da Nova Atlântida à Política Socioambiental
Abstract
O artigo propõe investigar a força da utopia tecnocêntrica n otexto de F. Bacon, New Atlantis, de 1627; até que ponto não está ali consubstanciado a motivação primeira do paradigma cartesiano, que culminará na idéia de progresso artificial ilimitado. Em seguida, à carta de Bacon, contrapor uma carta escrita no espírito do tempo ecológico, de molde bioético visando a sustentabilidade para além da utopia tecnocêntrica, em direção à utopia do possível, isto em vista da sobrevivência humana em tempos de crise socioambiental e de vazio ético – em especial na motivação política.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Pelizzoli, M. (2019). Utopia Tecnocêntrica e Utopia Ecológica: da Nova Atlântida à Política Socioambiental. Razão E Fé , 9(1), 5-22. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2540
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.