EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MEDICINA, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E ALGUMAS INTERFACES COM A RELIGIOSIDADE
Abstract
Exercitar interdisciplinaridades é um dos empenhos contemporâneos dos pesquisadores. Delinear “pontos interdisciplinares” – regiões de entrecruzamentos de saberes de diferentes disciplinas – para compreender as possíveis “fecundações” interdisciplinares é um dos grandes projetos que aproximaram ciência de religião. Durante séculos separou-se ciência de religião, mas, hoje em dia essa dissociação sofreu um considerável golpe em sua tenacidade, com uma visível tendência a atenuar-se. Igreja e Ciência, de parte a parte, vem se dedicando a uma decidida busca de interfaces, com intercâmbios mutuamente enriquecedores. A Medicina em primeiro termo, seguida pela Psicologia, e mais recentemente, pela Educação, são ciências que se abriram a fazer interfaces e a buscar tentativas inter-transdisciplinares com a religiosidade, em suas variadas formas de expressão. As consequências sobre a saúde, seja de caráter terapêutico, seja no sentido preventivo, têm mostrado uma correlação entre a presença de religiosidade e uma variada gama de situações clínicas, como a menor propensão à delinquência, ao abuso de substâncias, a separações matrimoniais e a condutas suicidas. Por outro lado, estudos correlacionando religiosidade e achados neurocientíficos têm, consistentemente, demonstrado a associação entre modificações neuroelétricas e neuroquímicas e atividade religiosa. De modo análogo, mas de forma ainda incipiente, a influência de religiosidade sobre os processos educacionais vem sendo apontada em diferentes estudos. A conclusão sobre esta visão interdisciplinar, entretanto, é que até o momento atual, aponta, ainda, a existência de resultados díspares, indicativos da necessidade de aprofundar os estudos, melhorando a qualidade das evidências.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
L. R. Sousa, P., A.Tillmann, I., L.Horta, C., M. de Oliveira, F., & A. Volcan, S. (2019). EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MEDICINA, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E ALGUMAS INTERFACES COM A RELIGIOSIDADE. Razão E Fé , 3(1), 5-16. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2436
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.