A Virtude da Prudência no Defensor Pacis de Marsílio de Pádua (1280-1324)
Abstract
Marsílio de Pádua (1280-1342), médico e filósofo, publicou em 1324 a obra do Defensor da paz. Trata-se de um dos mais importantes e controversos escritores do pensamento político medieval. O objetivo da política da teoria do filósofo paduano é promover a paz, entendida como a tranquilidade civil e esta só existe quando a cidade está organizada de forma racional. Retomando Aristóteles, Marsílio descreve a cidade como se animado ou ser vivo. Portanto, como as partes integrantes de um ser vivo deve ser em função de sua saúde, da mesma forma que as partes integrantes da cidade terá de ser organizado com a intenção de propiciar a tranquilidade aos seus habitantes. O governante (pars principans) é o mais importante, e, como tal, é indispensável ter a virtude da prudência. Este trabalho tem por objetivo analisar o significado de prudência em Marsílio, considerando as diversas vezes este termo é mencionado em seu trabalho. Por prudência, o autor do Defensor Pacis é mais aristotélica ou mais escolástica?Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-19
How to Cite
Ricardo Strefling, S. (2012). A Virtude da Prudência no Defensor Pacis de Marsílio de Pádua (1280-1324). Razão E Fé , 14(2), 37-56. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2361
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.