SULEANDO O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO EM BUSCA DA DECOLONIALIDADE, DO DIÁLOGO INTERCULTURAL E DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

Autores

  • Ofélia Maria Marcondes

Resumo

Sulear o pensamento latino-americano no sentido de estabelecermos um diálogo com nossa própria produção epistemológica em busca de se compreender a possibilidade de uma educação em chave decolonial, a partir e por meio de um diálogo intercultural com vistas à emancipação é o que procuramos trazer neste artigo, construído por uma leitura crítico-teórica do pensamento latino-americano, de cunho filosófico-educacional, visa contribuir para as reflexões sobre como a educação, processo de formação humana, permanece embasada pela epistemologial colonial, patriarcal e dominada pelo pensamento eurocêntrico hegemônico. A ideia é verificar como a epistemologia decolonial pode nos auxiliar na construção de uma pedagogia ‘outra’, dialógica, horizontalizada, cuja construção do conhecimento e sua apropriação sejam coletivizadas. Em decorrência da alteração na base das opções pedagógicas, espera-se que a educação seja fator de mudança no sentido de um mundo menos desigual, antirracista, antissexista e no qual possamos ver e ouvir ‘a outra’, ‘o outro’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Marcondes, O. M. . (2022). SULEANDO O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO EM BUSCA DA DECOLONIALIDADE, DO DIÁLOGO INTERCULTURAL E DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. Razão E Fé , 23(2). Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/3174