Concepções filosóficas de homem na obra de Max Scheler
Abstract
O artigo analisa as concepções antropológicas elencadas na obra de Max Scheler, investigando como o autor repensa as definições históricas de homem. O estudo explora cinco visões principais: a judaico-cristã (Imago Dei), a grega (Homo sapiens), a moderna (Homo faber), a visão do homem desertor (Homo dionysiacus) e a do super-homem (Homo creator). Scheler identifica uma fragmentação nessas visões, que, embora tenham moldado o pensamento ocidental, mostram-se insuficientes para explicar a unidade e a essência da pessoa humana contemporânea, servindo apenas como base metodológica para a
fundamentação da sua própria antropologia.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2026-02-04
Come citare
Sousa Gomes, J. P. ., & Gubert, P. G. . (2026). Concepções filosóficas de homem na obra de Max Scheler. Razão E Fé , 26(1). Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/3891
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



