Eutanásia – Aspectos filosóficos do debate
Resumo
O texto discute o tema da eutanásia e seus correlatos (com destaque para o tema da distanásia) sob a luz da filosofia. Antes de apresentar os argumentos e os autores que defendem ou condenam a prática, o artigo apresenta a eutanásia ao longo da história e distingue alguns conceitos relacionados ao tema. O texto destaca três paradigmas bioéticos (o secular, o confessional (clássico e antropológico) e o principialista), seus principais representantes e seus argumentos para defender ou condenar as práticas eutanásicas. Por último o artigo discute algumas tentativas de resposta que tentam conciliar ou superar as posições em conflito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Mallmann, L. J. (2019). Eutanásia – Aspectos filosóficos do debate. Razão E Fé , 8(1), 73-94. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2509
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.