FENÔMENO MÍSTICO: TRANSICIONALIDADE E RELAÇÕES OBJETAIS. ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA
Resumo
Propõe-se o estudo interdisciplinar, entre um teólogo e um psicanalista, do fenômeno místico à luz da teoria winnicottiana, abordando a vida e obra de Santo Inácio de Loyola. Motiva-se este ensaio pela relevância atual do fenômeno estudado e o interesse que vem despertando nas esferas psicanalítica e teológica esta expressão ápice da experiência religiosa. Inácio revela-se uma personalidade de caráter narcisista, que, superando um prolongado período regressivo paralelo à sua progressiva conversão espiritual, acompanhada de diversificados fenômenos místicos, torna-se líder no cristianismo católico, uma personalidade rica, destacado como educador, missionário, orientador espiritual. Fundador e primeiro geral dos jesuítas, no entender de William James “foi um místico, mas seu misticismo fê-lo seguramente um dos mais poderosos engenhos humanos práticos que já viveram”.A interdisciplinaridade teológico-psicanalítica pode revelar-se útil e oportuna no estudo do fenômeno místico, fato relevante para uma época em que tanto as psicoterapias quanto a orientação espiritual religiosa têm sua busca intensificada e as experiências místicas das pessoas envolvidas requerem uma atenção mais qualificada em busca de sua saúde mental e desenvolvimento espiritual. Este estudo destinou-se à dissertação do primeiro autor no Mestrado em Saúde e Comportamento da UCPel, a qual tem o segundo autor como orientador. Completa, em sequência, na mesma dissertação, o artigo “Deus: representável? Irrepresentável? Ensaio interdisciplinar sobre as representações de Deus na psicanálise e na teologia”, publica no v. 1, n. 1, de junho de 1999, nesta mesma revista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Martinez de Oliveira, F., & Rosa Sousa, P. L. (2019). FENÔMENO MÍSTICO: TRANSICIONALIDADE E RELAÇÕES OBJETAIS. ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA. Razão E Fé , 3(1), 17-42. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2437
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.