A insuficiência do diálogo na contemporaneidade
Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer uma visão gadameriana do diálogo num contexto da utilização da tecnologia e sob a perspectivada ética hermenêutica, buscando fornecer ao leitor uma análise que irá estimulá-lo a refletir sobre o assunto. A tecnologia influenciou o diálogo provocando uma incapacidade para o mesmo. Essa incapacidade não é natural para o homem, não é iminente, mas artificial ou culturalmente criada, o que significa que ela pode ser revertida, para dar origem àcapacidade dialógica adequada. Mas esta incapacidade para o diálogo, como resultado de uma cultura desfigurante, sendo a educação monológica um dos seus principais aspectos, é também uma deficiência hermenêutica (de interpretação): a má interpretação do outro (e provavelmente de si mesmo). Assim, a análisedo diálogo em hermenêutica inevitavelmente leva à consideração de quais sejam os problemas de interpretação que ocorrem na interação aparentemente comunicativa, mas que na verdade não é; a incapacidade de interpretação do outro é tanto psicológica quanto ética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Fossati Otero, M. (2017). A insuficiência do diálogo na contemporaneidade. Razão E Fé , 19(2), 34-43. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2390
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.