OS ARGUMENTOS DE FRANCISCO DE VITORIA CONTRÁRIOS À TEORIA DA ESCRAVIDÃO NATURAL

Autores

  • Lucas Duarte Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo busca remontar os argumentos de Francisco de Vitoria (ca. 1483/6-1546) contrários à teoria da escravidão natural. Esta teoria foi originalmente proposta por Aristóteles e foi evocada no ambiente intelectual espanhol no século XVI, uma vez que ela fornecia elementos que permitiam justificar a empreitada colonizadora e a escravização dos povos aborígenes, sendo eles considerados naturalmente inclinados para esta condição. Vitoria refutou tal argumentação em sua relectio intitulada De indis. Para demostrar isso, propõe-se analisar dois pontos: (I) a argumentação de Aristóteles sobre a escravidão natural; e (II) os argumentos contrários de Vitoria para essa teoria. Francisco de Vitoria, seguindo a esteira do pensamento de Tomás de Aquino, negou a escravidão natural em termos absolutos, por entender que os homens, dotados de racionalidade, são livres e possuem a capacidade de ter domínio (dominum) sobre os seus bens. Assim, aplicando seus princípios aos povos aborígenes, eles não poderiaiam ser escravizados apelando única e exclusivamente para o argumento aristotélico da escravidão natural.

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Biografia do Autor

Lucas Duarte Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2015-10-30

Como Citar

Silva, L. D. (2015). OS ARGUMENTOS DE FRANCISCO DE VITORIA CONTRÁRIOS À TEORIA DA ESCRAVIDÃO NATURAL. Razão E Fé , 15(2), 58-76. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/1324

Edição

Seção

Artigos